O que vestir em um ensaio gestante?

Futura mamãe, você já escolheu o que vestir no seu ensaio gestante para ter fotos lindas e atemporais? Não? Então esse guia vai ajudá-la!

O ensaio gestante: planejamento

Os pais esperando um filho estão cheios de amor e empolgação ao anteciparem a chegada de uma nova vida. É uma época mágica enquanto os casais se preparam para embarcar nessa jornada maravilhosa de começar uma família. E deve ser celebrada! Como fotógrafa, é uma honra ser capaz de preservar essas memórias para eles.

Mas um ensaio gestante exige muito planejamento para acontecer da maneira como você imagina! Além da data certa, do local e da maquiagem, a principal dúvida das futuras mamães relacionada ao ensaio fotográfico é o que vestir! Portanto, para ajudá-las a fazer a escolha mais lisonjeira, escrevi esse mini guia sobre roupas para gestantes.

O que vestir em um ensaio gestante para ficar feminina e elegante?

Um vestido é a escolha certeira. Aposte em um vestido que marque o volume da barriga e a cintura! Além disso, como um dos receios mais comuns é parecer inchada, usar um vestido que cubra os braços disfarça muito bem os eventuais quilinhos a mais. Outra dica ótima é um vestido de mangas compridas e decote em V, que evidencia regiões magras do corpo, como os pulsos e os osso das “saboneteiras”. O comprimento do vestido deve ser de midi a longo, para alongar a silhueta e equilibrar os volumes da parte de cima e de baixo do corpo da gestante. Portanto, evite vestidos curtos, shorts ou batas largas e vestidos muito soltos.

Qual o melhor tipo de tecido para o vestido da gestante?

Quanto mais fluído o tecido, isto é, com movimento e bom caimento, melhor ele se ajustará ao seu corpo. E as formas da barriga da gestante pedem destaque, portanto opte ou por um vestido justo ou por um solto com muita fluidez. Alguns tecidos que são meus preferidos:

  • Chiffon;
  • Renda;
  • Viscose;
  • Seda;
  • Gaze de linho ou similares;
  • Algodão

Quais são os modelos de vestido que mais valorizam uma grávida?

Como citado anteriormente, um vestido longo ou midi com mangas 3/4, longas, ou caídas sobre os ombros, estilo ciganinha são escolhas perfeitas! Veja nos exemplos abaixo alguns modelos que podem servir de inspiração tais como:

  • Vestido longo com camadas ou babados;
  • Ombro a ombro;
  • De manga longa com gola em V;
  • Com elástico franzido (ou sanfonado) na cintura ou no busto;
  • Com manguinhas caídas sobre os ombros;
  • Ou até mesmo vestido de amamentação comprado em lojas especializadas como Agora Sou Mãe e similares.

Que sapato usar no ensaio gestante?

Obviamente deve-se usar um sapato confortável e que ofereça segurança para a grávida caminhar durante os deslocamentos na sessão fotográfica. Além disso, eu indico:

  • rasteirinha com ou sem salto;
  • sandália modelo Anabela;
  • sandália de salto baixo e grosso;
  • ou mesmo descalça! Por quê não? Você vai estar à vontade num parque ou gramado, e estar sem sapatos faz todo sentido nesse contexto!

Repare nos exemplos abaixo que as cores dos calçados são neutras ou nude, pois escolher essas cores claras dá leveza aos pés nas fotos.

Quais acessórios usar no ensaio de gestante?

Acessórios podem valorizar ou atrapalhar suas fotos de gestante. Por isso minha dica é, use acessórios discretos e clássicos como:

  • Brinco de argola;
  • Brinco de pérola;
  • Colar em camadas ou mix de colares fininhos;
  • Colar com pingente com brilho, ou ponto de luz.

As possibilidade são infinitas! Então vamos a alguns exemplos que eu preparei para inspirá-la a montar os looks pras fotos!

Inspirações e sugestões de paleta de cores para vestidos de gestante:

Sou especialista em luz natural, porque acredito que a luz proveniente do sol e seus reflexos cria fotografias atemporais. E para que eu consiga realizar meu trabalho em sua plenitude, preciso que suas roupas durante o ensaio sejam majoritariamente neutras ou em tom pastel. As cores muito fortes de roupa, quando expostas ao sol, podem refletir essa determinada cor na pele. E é por isso que dou preferência aos tons clarinhos nas referências abaixo:

Inspirações de roupas para vestir no ensaio gestante
Inspirações de roupas para usar no ensaio gestante
Inspirações de looks para vestir no ensaio gestante
Inspirações de roupas para usar no ensaio gestante

Qual roupa o homem deve usar no ensaio gestante?

Você reparou como a elegância do futuro papai é fundamental para a estética do ensaio? Não adianta a mulher estar super bem vestida e seu esposo estar de bermuda e chinelos. Ou de camiseta estampada. Oriente seu marido ou companheiro a usar uma roupa que ele usaria em um evento mais importante. Pois o ensaio fotográfico de gestante é um desses eventos únicos e cujas fotos servirão de lembrança para as futuras gerações da família.

Onde comprar vestidos para ensaio gestante?

Você deve estar pensando: “Muito legal, Carol. Gostei! Mas afinal, onde eu encontro esses vestidos para comprar?” Essa é uma dificuldade que praticamente todas as mulheres enfrentam durante a gestação! Ou seja, comprar roupas quando se está grávida é complicado por si só. Porém quando falamos de vestidos bonitos a dificuldade aumenta ainda mais. Pensando nisso, vou dar minhas dicas de lojas, físicas e online, que tem vestidos no estilos dos que usei nos meus moodboards de inspiração acima.

Segue o mapa da mina das roupas bonitas de grávida:

  • SHEIN. A loja online chinesa SHEIN é o paraíso das roupas bem femininas. Das opções sexy, às ultra recatadas, o acervo de opções é imenso. É uma boa opção para quem gosta de seguir tendências. As compras costumam demorar cerca de 20 dias a 1 mês para chegar, portanto programe-se com antecedência. Considere também que há a possiblidade de ser taxada na alfândega.
  • Zara. As mega lojas espanholas da Zara podem ser encontradas em praticamente todos os shoppings centers. Essa loja de departamentos tem opções chiques e clássicas tanto para mulheres, como para os homens e as crianças. Eu sempre indico a Zara Kids como opção para roupas de crianças e bebês!
  • C&A, Renner e Riachuelo. As lojas de departamento mais comuns que encontramos no Brasil são a C&A, Renner e Riachuelo. Elas também seguem tendências e fabricam vestidos muito bonitos! Mas é necessário garimpar um pouco.
  • Agora Sou Mãe ou outra loja especializada em roupas de grávida. Nessas lojas, invista em um vestido de amamentação, pois ele ainda será muito útil por longos meses após o bebê nascer.

Talvez você não esteja se sentindo em sua forma mais bonita. Mas, acredite, a roupa e a luz certas irão valorizá-la ao máximo na fotografia. E no futuro você vai ficar muito feliz por ter feito o ensaio.

Dicas Extra:

Como tirar boas fotos quando se está grávida?

Uma vez que todas as gestantes querem retratos à altura de toda beleza desse momento único, é dever do profissional de fotografia saber dirigir a cliente em um ensaio profissional. E a direção fotográfica faz toda a diferença nesse sentido! Porém, aqui darei algumas dicas úteis para as gestantes saírem bem em fotos caseiras e selfies.

Fotos tiradas de cima dão a ilusão de emagrecimento, disfarçam o queixo duplo e são minha escolha preferida para fotografar gestantes. Prestar atenção à posição do rosto evita a impressão de queixo duplo. Além disso, as fotos tiradas de cima evidenciam os olhos e o sorriso da mulher grávida.

Os braços são outro ponto chave para ficar esbelta nas fotos. Por isso, garanta que eles não fiquem “amassados” em contato com o corpo.

Mesmo as grávidas mais fitness podem se beneficiar dessas dicas.

Quando deve ser feito o ensaio gestante?

Entre 28 e 34 semanas. Porque nessa fase a barriguinha já atingiu seu esplendor e a futura mãe ainda não começou a inchar e reter líquidos, nem a ficar cansada, o que é super normal no final da gravidez.

Onde posso fazer o ensaio gestante?

Pode ser feito tanto em casa como ao ar livre. Gosto muito de ensaios de gestação ao ar livre, que ao meu ver evidenciam a conexão do feminino com a Mãe Natureza. Depois, quando o bebê já nasceu, prefiro ensaios indoor em casa. Por isso, nesse momento, opto por registros intimistas da nova família no quartinho do bebê.

Qual maquiagem usar no ensaio gestante?

Nesse post você encontra todas as dicas para uma beleza natural e atemporal para sessões fotográficas:

MAQUIAGEM PARA FOTOGRAFIA AO AR LIVRE

Fotografia de maternidade

Meu amor pela fotografia de maternidade e gestação Fine Art cresce a cada dia. E essas fotos são um exemplo perfeito do porquê.

Você sabe o que é um Client Closet?

Quero compartilhar uma novidade! Agora eu ofereço vestidos para minhas clientes gestantes usarem nos ensaios! Caso tenha interesse veja meu post sobre o Acervo de Roupas para Clientes.

Você está grávida e quer fazer um ensaio de gestante em Holambra?

Caso você tenha acabado de descobrir a gravidez, ou já esteja com mais de 20 semanas, então é a hora de marcar seu ensaio gestante. Se você gostou do meu estilo de fotografia, entre em contato pelo formulário do site ou pelo WhatsApp e vamos conversar!

Ou talvez você conheça alguma grávida que gosta de fotografia e moda? Mande esse post para ela!

VEJA MAIS CONTEÚDO SOBRE ENSAIOS DE GESTANTE NO MEU BLOG:

GIOVANA ESPERANDO RAFAELA | ENSAIO GESTANTE

GABRIELA ESPERANDO GIOVANA | ENSAIO GESTANTE

7 LOCAIS PARA FOTOS DE GESTANTE EM HOLAMBRA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAROLINA PEDROSA FOTOGRAFIA

Fotógrafa de Ensaios e Editoriais baseada em Holambra - SP