Flor e Ser | Retrato Feminino

Esse ensaio foi pensado como um projeto pessoal, ou seja como uma criação livre e autoral, no campo da fotografia que mais me atrai: o Retrato Feminino.

Projeto Pessoal

Continuo encantada com o poder de expressão artística da fotografia. Além disso, um projeto pessoal te ajuda a criar um portfólio que serve de suporte para atingir seus objetivos. Por tanto é vital para o fotógrafo continuar criando e fotografando a parte dos clientes pagantes.

O processo consiste em usar ferramentas como o painel de referências (moodboard com imagens do Pinterest) para materializar uma ideia. Através dessas imagens determinei a paleta de cores, o tipo de beleza, o tipo de luz, o traje, as poses e os objetos cênicos etc.

Abaixo o moodboard da sessão fotográfica autoral Flor e Ser.

Conceito desse Ensaio de Retrato Feminino

Esse é o segundo ensaio da série Flor e Ser. Que é uma homenagem à alma feminina e seus segredos. Além de reverenciar as mulheres que vieram antes.

Portanto, a parte prática se traduziu em uma sessão de fotos suave, natural e delicada.
Sendo a primeira parte em estúdio, com fundo claro pintado à mão. Modelo usando acessório de cabelo com brilho e também um vestido com pedrarias.
E, por fim, fotos ao ar livre, com luz natural do final do dia. Os locais escolhidos foram os seguintes: Os jequitibás floridos em roxo, os plumbagos azuis e o amplo campo de feno.

Então, após conceber esse moodboard e a ideia central do ensaio, convidei a publicitária de Artur Nogueira, Débora Zanetti para modelar. Tive a felicidade de ver um post patrocinado por ela no Instagram e no mesmo instante percebi a beleza clássica perfeita para o ensaio! Além dos lindos olhos azuis que combinaram perfeitamente com a paleta de cores.

As flores escolhidas foram sálvia mexicana, allium, lisianthus e estátice lilás.

Resultado

Por fim, essas foram imagens do ensaio:

E então? O que achou?

Mais uma vez eu gostei muito do formato de ensaio que combina fotos em estúdio com fotos ao ar livre, pois o aproveitamento da luz natural é excelente. E dessa vez, na parte de estúdio, brinquei um pouco com o uso do flash. Porém, sempre procurando a sensação mais natural, de “luz de janela”, possível.

Você tem interesse em fazer fotos assim? Entre em contato comigo pelo formulário do site ou pelo WhatsApp e vamos conversar!

Veja mais conteúdo relacionado:

Flor e Ser | Ensaio feminino

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAROLINA PEDROSA FOTOGRAFIA

Fotógrafa de Ensaios e Editoriais baseada em Holambra - SP