Flor e Ser | Ensaio feminino

Esse ensaio feminino foi pensado como portfolio, ou seja como uma criação mais livre e autoral.

Portfolio

Em primeiro lugar, devo dizer que eu estou cada vez mais encantada com o poder de expressão artística da fotografia.

E incentivada pelo professor Fabio Zang, decidi executar uma ideia de ensaio fotográfico do começo ao fim.

Esse processo consiste em usar ferramentas como o painel de referências (moodboard com imagens do Pinterest) para materializar uma ideia. Através dessas imagens determinei a paleta de cores, o tipo de beleza, o tipo de luz, os objetos cênicos e a cenografia, o traje, as poses etc.

Alguns dos fotógrafos que serviram de inspiração foram Elizabeth Messina e Jose Villa.

Abaixo o moodboard da sessão fotográfica autoral Flor e Ser.

Moodboard portfolio

Conceito do ensaio feminino

Mas, deixe-me explicar melhor o conceito:

Flor e Ser: uma homenagem à alma feminina que desabrocha. Às fases de esconder e revelar. Aos pequenos e grandes segredos. Aos tesouros em forma de objetos herdados das mulheres ancestrais.

Portanto, a parte prática se traduziu em uma sessão de fotos suave, natural e delicada.
Sendo a primeira parte em estúdio, com fundo claro. Modelo usando acessório de cabelo de flor, segurando caixa de porta joias e castiçal antigo. Ela usa um vestido com pedrarias, que causa bokeh, ou seja, efeito de brilho circular nas áreas desfocadas. Uma vez que eu quis usar a profundidade de campo o mais estreita possível nessas fotos.
E, por fim, fotos ao ar livre, com luz dourada do final do dia. Os locais escolhidos foram os seguintes: As quaresmeiras cor de rosa na entrada do Portal de Holambra. E os cactus na beira da estrada para trazer contraste para a delicadeza da modelo.

Então, após conceber esse moodboard e a ideia central do ensaio, convidei a linda e talentosa Bianca van Schaik para modelar para mim. E ela foi a simpatia e profissionalismo de sempre. Ela é o ou não é a personificação da delicadeza e feminilidade? Bianca é maquiadora e estudante de moda. E tem um Instagram cheio de conteúdo sobre beleza.

As flores foram compradas no Ceaflor. O Ceaflor é novo mercado de flores e plantas de Holambra. Eu comprei basicamente Dálias e Rosas de Jardim, que remetem à flores recém colhidas. E também trouxe para casa Ornithogalum, Ipericum verde e Verônicas brancas como complementares. Aliás, recomendo para todos uma visita ao Ceaflor, esse local fantástico. Quer uma dica? Visite nas manhãs de segunda e quarta-feira. Nesses dois dias todos os vendedores estão presentes e os boxes estão cheios de plantas e flores.

Resultado

Por fim, essas foram imagens do ensaio:

ensaio feminino dahlias Holambra
ensaio feminino com flores em Holambra
ensaio feminino com flores em Holambra
vintage flowers Holambra
ensaio feminino em Holambra
ensaio feminino em Holambra
ensaio feminino em Holambra
ensaio ao ar livre em Holambra
quaresmeira flor e ser ensaio feminino
ensaio ao ar livre em Holambra
cactus golden hour ensaio feminino
ensaio ao ar livre em Holambra

E então? O que achou?

Eu gostei muito do formato de ensaio que combina fotos em estúdio com fotos ao ar livre. Achei que o aproveitamento da luz natural foi excelente. Pois quando a luz estava forte permanecemos no estúdio. E quando a luz ficou perfeita saímos por aí para fotografar ao ar livre.

Por isso estou pensando em oferecer esse tipo de sessão de fotos como um serviço, mais completo. Você teria interesse? Entre em contato comigo pelo formulário do site ou pelo WhatsApp e vamos conversar!

Veja mais conteúdo relacionado:

Ensaio feminino no Bloemen Park

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAROLINA PEDROSA FOTOGRAFIA

Fotógrafa de Ensaios e Editoriais baseada em Holambra - SP