Campo de Girassol para ensaio em Holambra SP

Recomendo a todos a experiência de conhecer e fotografar um campo de girassol. Pois a energia que o girassol transmite é inigualável! Nesse post vou contar como realizar um ensaio fotográfico nos girassóis em Holambra.

Minha História com os girassóis

Eu sempre tive o sonho de fotografar no campo de girassol. Assim como nos campos de flores em geral.

Até que eu tive a felicidade de realizar meu primeiro ensaio fotográfico profissional. E, por sorte, foi bem na época dos grandes campos de girassol do interior de SP! Imaginem minha alegria em meio ao mar amarelo!

E no final do ensaio, como um presente, o céu azul de inverno ficou pincelado de nuvens alaranjadas, numa paleta de cores perfeita. Ou seja, eu nunca vou me esquecer dessa experiência que me marcou como fotógrafa!

fotos nas plantações de girassol em são paulo
abelha e girassol
campo de girassol em Holambra
campos de girassóis para fotos
céu de inverno em Holambra

Significado da flor Girassol

O girassol pertence ao gênero botânico Helianthus, que significa ‘Flor do Sol’.

Suas flores seguem o caminho do sol apenas quando a planta está em fase de crescimento. Uma vez que já estão florescidas e adultas elas permanecem viradas para o local em que o sol nasce, o leste. Por isso, escolha muito bem o horário da sua sessão de fotos no campo de girassol!

A cor amarela ou os tons cor de laranja das pétalas transmitem qualidades como calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade. Em outras palavras, o girassol sintetiza a energia positiva do sol. E quem não anda precisando de energia e vitalidade para recarregar “as baterias”, não é mesmo?

Onde eu encontro um campo de Girassol para fotografar?

Os campos de plantação de girassol têm sido cada vez mais procurados por todo o Brasil. Uma vez que as pessoas buscam esses locais tanto para ensaio fotográfico profissional, como para fotos displicentes com o celular.

E é no interior do Estado de São Paulo que fica localizada a capital das Flores. Em Holambra, também chamada de Cidade das Flores, você vai encontrar os campos de girassóis.

Qual a melhor época para encontrar grandes plantações de girassol?

Em Holambra você encontra os grandes campos de produção agrícola de girassol assim que a safra inicia, de Junho a Setembro.

Entretanto, durante todo o ano, os produtores de flores têm plantado pequenos campos para fotos turísticas. Nesse caso recomendo a visita ao Bloemen Park, o parque das flores.

Mas tem girassol o ano inteiro em Holambra?

Sim! Holambra tem girassol o ano todo!

No inverno temos os campos imensos da safra de girassóis.

E no resto do ano, os parques de flores estão semeando canteiros menores de girassol, que são plantados e florescem de forma escalonada. Dessa forma, Holambra tem girassóis floridos ao longo das outras estações do ano.

Qual o melhor horário para fotos em campos de girassóis?

Uma vez que o girassol está florido e atingiu a maturidade, sua flor não acompanha mais o caminho que o sol faz no céu. Portanto, a flor ficará fixa, voltada para o sol nascente. Isso significa que no período da manhã a luz do sol incidirá diretamente sobre as flores, e consequentemente, sobre as pessoas fotografadas no campo de girassol. Leve isso em consideração se não gosta de sol direto nos olhos.

Da maneira oposta, no período da tarde o sol se põe atrás das flores de girassol abertas. É essa a hora que eu considero ideal para fotografar numa plantação de girassol. Pois, na mesma fotografia consigo retratar as pessoas, as flores voltadas exatamente para mim, e o céu colorido do pôr-do-sol.

De qualquer forma, marque seu ensaio para as primeiras ou últimas horas do dia, quando os raios solares estão mais difusos e suaves na plantação de girassol.

Poucas pessoas sabem dessas particularidades de fotografar em um campo de girassóis. E essas informações podem definir o sucesso da sua sessão de fotos em Holambra!

Como ter acesso à uma plantação de girassol?

Os campos são propriedades particulares cercadas e com controle de acesso na entrada. Para acessá-los basta contratar um guia de receptivo turístico que vai junto até o local das fotos e sabe informar qual campo está mais florido no dia do ensaio.

Eu indico a Theos Turismo, que faz esse serviço há muitos anos, com seriedade. Além disso sempre auxiliam minhas clientes com informações sobre a cidade de Holambra, como hospedagem, gastronomia e turismo. Ou seja, dão todo o suporte necessário para sua estadia na cidade e para a realização do ensaio fotográfico.

Quais as melhores cores de roupa para fotos no campo de girassol?

De acordo com o círculo cromático, a cor complementar ao amarelo alaranjado do girassol é o azul. Por isso uma escolha certeira é usar roupas em tom de azul. Como, por exemplo, azul arroxeado e azul turquesa. Ou mesmo jeans, caso o ensaio seja mais despojado.

As cores branca, off white e bege/palha também são boas escolhas, por serem neutras e atemporais. Essas cores dão suavidade à foto.

Agora, caso procure ainda mais contraste na paleta de cores do ensaio. Opte por cores triádicas no círculo cromático: vermelho e azul. As três cores primárias (amarelo, azul e vermelho) oferecem ainda mais vivacidade à foto.

Outra combinação de cores bacana são as cores análogas, ou seja, as cores que ficam ao lado do laranja no círculo cromático: salmão, marrom e magenta.

Apenas evite a cor verde, para não mimetizar com a cor dos caules do girassol e “sumir” na foto. Afinal, o que queremos é o oposto disso, não é mesmo? Queremos destacar as pessoas em meio aos girassóis!

Veja imagem abaixo para entender melhor as sugestões de paleta de cores para seu ensaio no girassol:

paleta de cores para fotografia
paleta de cores para fotografia
paleta de cores para fotografia no campo de girassol
cores para roupas ensaio nos girassóis

Clique aqui para ver 7 DICAS PARA DEFINIR ROUPAS PARA FOTOS DE FAMÍLIA

O que levar para um ensaio no campo de girassol?

  • Repelente, pois as flores de girassol atraem muitas abelhas e mosquitinhos;
  • filtro solar, e até mesmo um chapéu, para se proteger do sol;
  • sapatos confortáveis e fechados, como tênis ou botinha. Não se esqueça que as plantações são na roça e existem formigueiros e outros insetos no chão;
  • e se você for fotógrafo profissional, anote essa dica preciosa: leve uma escada. Pois os pés de girassol podem atingir 2 a 3 metros de altura! Visto que você vai querer fotografar o horizonte florido de amarelo, fotografe de cima de uma escada.

campo de girassol em holambra
plantações de girassol para fotografar
ensaio feminino na plantação de girassol
ensaio feminino no campo de girassol
campo de girassol foto de família

Como escolher o fotógrafo para tirar fotos nos girassóis de Holambra?

Existem muitos estilos de fotografia e de ensaio fotográfico. Para que você tenha satisfação total indico que escolha seu fotógrafo pelo estilo de fotografia que você mais ama e se identifica. Além de escolher um profissional de confiança, claro.

Veja mais sobre o meu trabalho no Instagram @carolinapedrosafotografia

E, por fim, caso já queira garantir sua vaga na temporada 2021 de girassóis em Holambra mande uma mensagem para mim . Pois são poucos dias e horários disponíveis!

Clique aqui para marcar sua data de ensaio no campo de girassol de Holambra

  1. Márcia Maria Alves de Santana diz:

    Quero muito conhecer essa plantação de girassóis meu sonho.

    • Carolina Pedrosa diz:

      Olá Márcia, entre em contato com as agências de turismo aqui da cidade de Holambra para saber mais sobre passeios. Recomento a Theos Turismo, OmaGlas e Real Receptivo

  2. Vania Monte diz:

    Adorei suas valiosas dicas sobre fotos com Girassois. Muito obrigada! Assim como você sou apaixonada por essas flores e meu sonho é estar dentro de um campo de girassois, o que pretendo realizar agora no início de agosto em Holambra. Gostaria de ter uma noção de preço de um ensaio fotográfico com você e se ainda tem disponibilidade para o período de 9 a 11/8/21.

  3. Gabriela Pereira Correa Assunção diz:

    Janeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAROLINA PEDROSA FOTOGRAFIA

Fotógrafa de Ensaios e Editoriais baseada em Holambra - SP