7 dicas para definir roupas para fotos de família

Em breve estaremos no Outono e isso significa que está chegando a melhor hora para fazer fotos de família! A escolha do que vestir na sua sessão de fotos de família pode ser complicada, então veja essas 7 dicas para te ajudar a escolher as roupas para que você e sua família coordenem os looks.

Por conta da menor chance de chuva e por anteceder o final do ano, os meses de Maio a Setembro são ideais para ensaios fotográficos de família. Por mais estressante que tirar fotos em família possa ser, elas são um tesouro tão grande! E quando você olhar para trás, no futuro, ficará muito feliz por tê-las feito!

Mas vamos começar a tratar da parte mais complexa. Eu estou compartilhando sete dicas para facilitar a preparação da sua sessão de fotos de família. Além de opções de paleta de cores e inspiração de coordenação de peças de roupa para todos os membros da família.

7 dicas para escolher as roupas para fotos de família

Pronta? Lá vamos nós.

Passo 1. Escolha o local.

Você gostaria de uma praia? Árvores e muito verde? Uma sessão aconchegante no seu lar? Talvez os campos de flores de Holambra – SP? É melhor ESCOLHER uma locação antes de qualquer coisa. Isso vai ajudá-la a definir a cara da sessão de fotos e deixará todas as próximas decisões mais fáceis.

Passo 2. Encontre um fotógrafo e marque uma data.

Se você for viajar nesses meses do meio do ano e quiser tirar suas fotos de família enquanto estiver de férias, procure no Instagram por hashtags locais (como por exemplo #fotografoemholambra). Se você precisa de um fotógrafo na sua região, pesquise as opções e decida qual tem um estilo que combina com o seu, com o que você está procurando. Você quer algo bem claro e iluminado? Mais escuro e misterioso? Mais posado ou espontâneo (lifestyle)? Olhe o trabalho de diferentes fotógrafos e escolha de acordo com sua personalidade. Não encontre um fotógrafo e peça para que ele edite de forma diferente do estilo que naturalmente costuma fazer.

E lembre-se, esse período do ano é o mais concorrido dos fotógrafos, então marque a data com antecedência!

AGORA É HORA DE ESCOLHER OS LOOKS. É A PARTE QUE MAIS GERA DÚVIDAS!

Passo 3.  Escolha SUA roupa primeiro.

Experimente essas dicas quando for escolher algo para você mesma:

  • Use um vestido. Confie em mim nessa dica. Você irá se sentir mais bonita e solta, e é o traje que mais valoriza o corpo feminino, independente de qualquer outra característica. Pense em ocasiões como sua formatura, casamentos e etc, qual foi sua escolha mesmo?
  • Escolha um vestido que valoriza o seu corpo. Eu recomendo os tipos que tem a cintura mais marcada. Vestidos mais soltos podem inflar muito com o vento, então se optar por um modelo mais boho use um cintinho.
  • Se você não for fã de vestidos, escolha um conjunto de saia e blusa. Mas, escolha um corte trapezoidal (justo na cintura e com bom caimento nos quadris). Eu te prometo que esse estilo valoriza muito mais o seu corpo na foto!
  • Use algo um pouco mais arrumado do que o seu estilo do dia-a-dia. O material das blusinhas de algodão não tem um caimento tão bom quanto chiffon, rayon, linho, tricô, ou seda, e pode ficar parecendo barato e pouco lisonjeiro de certos ângulos.
  • Escolha a cor que você quer usar e parta daí. Todas nós sabemos como é difícil nos vestir após a maternidade, então comece por você ao invés de tentar se encaixar no estilo final.

Passo 4. Escolha a paleta de cores da sua família.

Agora que você escolheu a sua roupa, está na hora de definir a paleta de cores completa das roupas para as fotos de família . Eu criei uma pasta no Pinterest com muitos exemplos de fotografias de famílias vestidas em completa harmonia de cores que te ajudará a decidir em que direção seguir. E até mesmo, talvez, te auxilie a escolher o tipo de local que você gostaria de fazer as fotos, de acordo com o estilo dos trajes. De qualquer forma, há muita inspiração para sessões ao ar livre, em casa, neutras, de final de ano, na praia, montanha, flores, etc.

Eu recomendo escolher de 2 a 3 cores para sua paleta de cores, e então ter variações de cores, como tons mais escuros ou mais claros de azul, por exemplo.

DÊ UMA OLHADA NA MINHA PASTA DE INSPIRAÇÕES NO PINTEREST!

Passo 5. Escolha as roupas para a sua família.

Se você olhar na pasta do Pinterest que eu criei, vai perceber que a maioria das roupas tem cores sólidas. Caso você escolha usar estampas, tente usá-las de forma sutil, em pequenas doses e em padronagens menores. O objetivo das fotografias de família é mostrar os seus belos rostos, então não deixe que estampas grandes e chamativas sobressaiam.

Brinque com camadas como jaquetas, cardigãs ou coletes (fique longe dos cachecóis e lenços, pois eles dão uma aparência volumosa nas fotos!). Dessa forma, você terá mais oportunidades de incorporar suas cores e adicionar texturas e relevos. Seus looks irão parecer mais completos se todos estiverem usando um algo mais, além das partes de cima e de baixo.

E eu posso recomendar mais uma coisa? Tente fazer esses trajes parecerem os mais clássicos possíveis. Obviamente essas são escolhas muito pessoais, mas evite usar peças muito da moda ou com personagens. Isso irá garantir que suas fotos de família passem no teste do tempo e se mantenham atemporalmente bonitas para sempre.

Passo 6. Menos é mais. Inclusive nas expectativas.

Há alguns anos atrás todos estavam obcecados por usar acessórios nas sessões de fotos, os chamados props. Enquanto eles podem ser muito divertidos, eles normalmente não valem a pena e podem causar distração desnecessária. Minhas imagens preferidas são as que têm famílias apenas andando, se abraçando, brincando ou se aninhando. Sem a necessidade de objetos, apenas muito amor!

E também, procure manter expectativas realistas. Normalmente, um dia antes da sessão, eu converso com meus filhos e digo a eles que nós vamos fazer uma sessão de fotos que não vai demorar mais do que meia hora, e depois nós iremos tomar sorvete ou outro passeio estimulante. Eu não tenho nenhum problema com um pouco suborno 😉 . Um incentivo sempre ajuda! E lembrá-los durante a sessão de que em poucos minutos todos vão ganhar algo gostoso normalmente mantém todo mundo muito feliz.

Durante a sessão recomendo que traga um lanchinho. Pode ser frutas picadas ou qualquer outra coisa que não faça muita bagunça pois obviamente não queremos que as crianças sujem suas roupas.

Passo 7. Tirar fotos.

Faça uma lista das fotos e poses que você gostaria de fazer antes da sessão e então converse com seu fotógrafo por WhatsApp, com antecedência. Eu normalmente alterno muitas opções de poses com fotos mais espontâneas. Algumas fotografias apenas da mamãe e do papai, algumas apenas do papai com as crianças ou da mamãe com as crianças, umas com todos os filhos juntos, uma de cada filho individualmente, etc.

Na loucura que pode virar a sessão de fotos, fica muito difícil lembrar de que fotos você quer, e nós não queremos perder a oportunidade de recriar aquela cena “bem Pinterest”. Então faça sua lista e dê uma olhada nela antes de finalizar a sessão.

Extra:

UFA. Ok, agora é hora de ir as compras para você mesma! E quem não gosta disso? Então invista em um lindo vestido para essa sessão de fotos, um modelo que possa usar muito ao longo do ano e se sentir linda! Pois você merece!

Eu fiz duas combinações com roupas para fotos de família para te inspirar com alguns ítens que achei no site da loja Zara. Sempre recomendo a Zara pois além de vestidos lindos, ela tem uma sessão de roupas infantis de muito bom gosto.

sugestão de look para fotos de família

sugestão de look para fotos de família

Prontinho. Vamos marcar a data de sua sessão de fotos em família? Entre em contato por aqui. O meio do ano é realmente muito concorrido. Aqui em Holambra, por exemplo, temos as safras do girassol e do trigo em meados de Junho e Julho, que lotam a cidade de turistas ávidos por fotos.

Se o que busca é inspiração para fotos de casal dê uma olhada nesse post:

ENSAIO FOTOGRÁFICO DE CASAL EM HOLAMBRA

  1. jonatas souza diz:

    O WhatsApp é um dos melhores canais de vendas da atualidade. Criar um link direto para o seu perfil é a forma mais rápida,
    prática e barata de facilitar a vida dos seus possíveis clientes e alavancar as vendas com essa ferramenta

    http://whats.link

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAROLINA PEDROSA FOTOGRAFIA

Fotógrafa de Ensaios e Editoriais baseada em Holambra - SP