Melhores lugares para fotos em Holambra

Sempre me perguntam quais são os melhores locais para fazer fotos em Holambra. E quais são as flores disponíveis como cenário para fotos. Por isso, resolvi escrever esse guia completo. Nele vou responder todas as dúvidas sobre onde ir, quanto custa, como agendar e qual a melhor época para fotografar na Cidade das Flores.

Em primeiro lugar, Holambra é um ótimo local para fotos. Se você está procurando uma cidade charmosa, com arquitetura interessante e colorida, cheia de cantinhos floridos para seu ensaio, não precisa mais procurar! Essa cidade é Holambra. Aqui, cada vez mais o poder público e a iniciativa privada valorizam o turismo. O que tem deixado a cidade melhor para turistas e moradores!

A cidade de Holambra foi fundada por imigrantes holandeses e tem diversas características europeias para você observar. Como, por exemplo, o hábito de andar de bicicleta. A cidade é pequena em número de habitantes e também em área, portanto tudo aqui é pertinho! O que facilita muito para fazer ensaios fotográficos e para passear.

Holambra é a grande responsável pelo Estado de São Paulo ser o maior produtor de flores de corte e flores ornamentais do Brasil, conforme dados da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Por isso, a diversidade de flores aqui é muito grande!

A Cidade das Flores fica a cerca de 130km de São Paulo capital e cerca de 30Km da Região de Campinas – SP. Ou seja, perfeita para um bate e volta! Porém, a cidade também conta com toda a estrutura para hospedagem.

VEJA O MEU GUIA DE VIAGEM PARA HOLAMBRA: O QUE FAZER EM HOLAMBRA – DICAS DE UMA MORADORA

O primeiro passo é planejar o roteiro do ensaio

  • Qual o motivo do ensaio? Ensaio família, ensaio gestante, ensaio infantil, ensaio de casal. São muitos os motivos para fotos. Então, em primeiro lugar, pense em qual cenário irá combinar mais com a ocasião e com a personalidade das pessoas fotografadas.
  • Quantas pessoas vão participar do ensaio? Há crianças pequenas? Pets? Em caso de grupos grandes, pense em locais mais abertos. Se houver crianças e pets evite as áreas muito cheias da cidade, como, por exemplo, os guarda-chuvas e as praças públicas de Holambra.
  • Quanto pretende gastar tirando fotos em Holambra? Se não quiser gastar nada, abuse das casinhas coloridas, dos guarda-chuvas e demais áreas públicas e urbanas. Todavia, caso queira algo mais florido, contrate uma agência ou visite um parque de flores e conheça os campos particulares de flores e as estufas.
  • Quanto tempo você tem disponível para as fotos? Um ensaio rápido pode ser feito nas primeira hora de luz ou na última hora antes do pôr-do-sol. Entretanto, se tiver o dia todo e quiser fazer um roteiro completo, indico começar por volta das 15h e ir até o pôr-do-sol.
  • Qual melhor horário para marcar o ensaio em Holambra? Programe-se para finalizar o dia fazendo as fotos. Mantenha-se bem alimentado e hidratado, traga lanchinhos para as crianças. E conserve o espírito animado para fotografar até o sol se pôr.
  • Haverá troca de roupa? Caso haja necessidade de troca de roupa, escolha um local com boa estrutura de banheiros, como os parques de flores. Ou, por exemplo, use a sede da agência de turismo para isso.

Lugares em Holambra para tirar fotos:

São tantos cenários bonitos para fotos em Holambra que torna até difícil decidir quais explorar. Uma vez que são muitos fatores a se considerar para escolher os locais. Alguns desses fatores:

  • área urbana ou rural;
  • vistas deslumbrantes ou cantinhos escondidos;
  • região cheia de turistas ou mais reservada;
  • chão irregular com barro ou jardim gramado;
  • área de aventura ou mais tranquila.

Obviamente cada família é diferente, portanto a escolha final deve se atentar a essas particularidades. Por exemplo, se sua família tem duas ou três crianças pequenas, você provavelmente vai querer ficar longe da rua movimentada dos guarda-chuvas de Holambra! Se você é mais romântica, ou tem um bebezinho dando os primeiros passos, vai querer tirar fotos nos jardins bem cuidados do Bloemen Park.

A maioria das pessoas que não é fotógrafa profissional raramente pensa nesses tipos de detalhes, que podem ou arruinar ou definir o sucesso da sessão de fotos em Holambra. Se você está fazendo um grande investimento nesse ensaio, seria uma pena escolher errado os cenários e locações. Para te ajudar nesse sentido, preparei esse guia completo dos locais e cenários de Holambra.

Locações Rurais ou Urbanas?

Eu dividi os locais em Rurais e Urbanos para facilitar a escolha. Em cada categoria explico melhor sobre a necessidade de autorização para fotos em Holambra. Além disso, quando o cenário é sazonal, como as plantações de girassol ou trigo, indiquei a melhor época para tirar fotos por aqui. De resto, o ano todo temos flores, então não tenha receio e venha para Holambra! Nem mesmo as chuvas são impeditivos, uma vez que existem pelo menos 5 tipos de flores produzidas em estufas. Ou seja, opções de locais secos para fotografar em Holambra.

Locações Rurais: os famosos campos de flores de Holambra

Esse é sem dúvidas o destino mais procurado para fotos em Holambra. Sentir-se num mar de flores já é uma experiência maravilhosa. Mas, registrar esses momentos com lindas fotos e tê-los para sempre é ainda melhor. É na área rural de Holambra que estão as estufas de produção de flores, os campos de flores e os parques. Entretanto, esses locais são particulares e precisam de compra de ingresso ou de contratação de um guia de turismo para entrar.

Autorização para fotos em Holambra: campos de flores

Como eu disse acima, as produções de flores ficam em áreas particulares. Para acessar eu indico a contratação de guia através da empresa de receptivo turístico Theos Turismo. Então não se preocupe, é muito fácil e até melhor acessar os campos de flores com um guia de turismo, pois essa pessoa saberá te informar tudo que está à disposição e como chegar até os campos. E, além disso, é possível visitar muitos locais em um mesmo ensaio. O valor da hora para, por exemplo, uma família de 4 pessoas está R$150,00 em 2023. E um ensaio fotográfico costuma durar entre 1 e 2 horas.

Existem outras agências de receptivo turístico que prestam o mesmo serviço na cidade. No entanto, eu indico a Theos Turismo por ter confiança na qualidade e do serviço oferecido por essa empresa.

Os dois parques de flores da cidade (Macena Flores e Bloemen Park) cobram ingresso avulso para ensaios fotográficos. Caso queira fotos em apenas um local, é oportuno comprá-los com antecedência pelos respectivos sites por ser um pouco mais barato. Mas, se você pretende conhecer e fotografar em mais lugares, sem dúvidas é mais vantajoso contratar a agência de turismo.

Angelônia

As angelônias são uma das minhas flores preferidas para fotografar em Holambra. Suas folhas e flores pequenas e delicadas difundem a luz da maneira ideal para obter fotos suaves. Além disso, elas são baixinhas e perfeitas para fotos sentadas, com aquela carinha de flores do campo. A angelônia é uma flor resistente encontrada nas cores rosa, roxa e branca. Nos gardens centers de Holambra você a encontra na versão em vaso.

Gérbera

A gérbera é uma flor de haste longa, com a aparência de uma margarida grande ou de um mini girassol. Suas cores fortes e presença marcante a tornam ótima opção de cenário para fotos em Holambra.

Girassol

Os campos de girassol em Holambra são destinos cada vez mais procurados para fotos. Eu acredito que seja por causa da energia e positividade que os girassóis transmitem nas fotos. Em Holambra, temos a safra de grandes campos agrícolas de girassóis de Junho a Setembro. Porém o ano todo são plantados pequenos jardins de girassol nos parques de flores, então é fácil encontrar essas belezas douradas por aqui.

CAMPO DE GIRASSOL PARA ENSAIO EM HOLAMBRA SP

Lavanda

Os campos de lavanda são um sucesso em Holambra. Os parques de flores da cidade têm plantado áreas cada vez maiores dessa flor de cheiro tão calmante. É outra das minhas flores preferidas por conta da sua cor lilás, delicadeza e beleza que remete à região da Provence, na França.

Limonium

O Limonium é um tipo de sempre-viva, também chamada de estátice. Essa florzinha delicada tem uma aparência de papel, bem sequinha e leve. Outra excelente planta para difundir a luz do sol em fotos contra a luz!

Lisianto/ Lisianthus

Eu sou apaixonada na beleza das flores lisianthus, porém nem sempre estão disponíveis nas estufas de Holambra. Essa disponibilidade varia conforme as demandas do mercado de flores de corte.

Margarida

As estufas de margarida de Holambra são minhas preferidas para fotos de gestante. Uma vez que a altura dessa flor coincide com a altura da barriga quando a grávida está em pé. Além disso, a graciosidade da margarida, com seu miolinho amarelo e suas pétalas ao redor, combinam com o momento especial da gestação. Mas, é claro, que esse cenário é excelente para todos os grupos pequenos (que cabem no corredor estreito) e dispostos a pisar em um pouco de barro (chão de terra molhado pela irrigação das flores)

Flor do Campo

As flores do campo são culturas agrícolas que florescem em campo aberto, geralmente com mais de um hectare. Alguns exemplos de flores do campo são o níger, a canola, o nabo forrageiro, dentro outros. Quando floridos, seus campos são um belo cenário para fotos no estilo campestre.

Rosa

Já se imaginou andando em um campo de rosas vermelhas? E rosas pink, amarelas, rosa claro, salmão, laranja, brancas? Pois aqui em Holambra esse sonho pode se tornar real! Nos campos de rosas as pétalas caem no gramado e o perfume da rosa permanece no ar. Dessa forma você pode ter uma experiência sensorial completa!

Na parte da manhã as rosas são irrigadas e ficam cheias de gotinhas d´água parecendo orvalho. Ou seja, essa é mais uma oportunidade de fotografar flores em Holambra.

As rosas de Holambra podem ser encontradas tanto em campos a céu aberto, como também em produção em estufa. Mas tome cuidado com os espinhos ao encostar nas roseiras! Mesmo os corredores sendo largos, se estiver com crianças pequenas é bom prestar atenção.

Outras flores para fotografar em Holambra:

Outros cenários de flores de Holambra (consultar disponibilidade): Sálvia, Capim do Texas, Sunpatiens, Petúnia, Campo de Áster, estufas de Crista de Galo, estufas de Antúrio.

Dica de Ouro: Parques de Flores em Holambra

Minha dica de ouro é conhecer as dependências desses dois parques que tem flores o ano todo. Então aproveite sua visita à Holambra e descubra o que esses lugares oferecem para um passeio ao ar livre!

Bloemen Park

Uma vez que você vem à cidade das flores, você quer ver flores, não é mesmo? Nesse sentido, nada melhor do que visitar um Parque de Flores (que é o significado de Bloemen Park, parque de flores em holandês).

Nesse novo parque de Holambra você vai encontrar desde grandes áreas gramadas, árvores que fazem uma ótima sombra, até muitas flores plantadas em campo aberto, sob o sol. Caminhos sinuosos ligam as inúmeras áreas do Bloemen Park, como o restaurante, lago, decks, palco descoberto, estufas de flores, mini labirinto de plantas, parquinho, dentre outras. Tudo isso com uma boa estrutura para receber famílias.

O Bloemen Park ainda está em fase de expansão e já é uma atração imperdível para quem ama jardins botânicos e paisagismo.

Macena Flores e Plantas

Visitar o sítio Macena Flores é ter uma imersão no mundo rural de Holambra. Lá são produzidas gérberas, suculentas, cactos e outras flores em estufas.
Com a expansão do turismo na cidade, o Macena flores se especializou também em cultivar flores no campo para visitação turística.
Hoje, o Macena Flores tem grandes campos de lavanda e girassol sob sol pleno, dentre muitas outras flores e até mesmo um pequeno moinho! Além das flores, existe um grande celeiro com feno e lenha e um boque no fundo da propriedade.

Locações Rurais: locais sem flores para tirar fotos em Holambra

Nem só das cores e do perfume das flores vive Holambra! A cidade também tem lindos cenários rurais para suas fotos!

Autorização para fotos em Holambra: áreas rurais sem flores

As áreas que cito à seguir são particulares. Portanto precisam de autorização para acesso turístico. No entanto, no mesmo ensaio fotográfico com o acompanhamento da empresa de turismo você pode mesclar destinos de produções de flores com destinos rurais. Como os seguintes:

Balanços

Na realidade não é apenas um balanço, são vários espalhados pelas propriedades rurais e pelos parques de flores da cidade. Eu gosto muito dos balanços para fotos mais divertidas com crianças ou ensaios femininos descontraídos.

Caminho de árvores

O caminho de árvores em Holambra é uma rua pública. Contudo, ela é bem distante do centro e não há nenhum tipo de sinalização para chegar lá.

Cavalos

Os ensaios com cavalo em Holambra são a cereja do bolo para quem ama animais. A empresa Theos Turismo disponibiliza dois cavalos para ensaios fotográficos (contratados por hora). Você pode solicitar um ou dois. E eles são mansos. Ou seja, você pode até montá-los durante o ensaio!

Ensaios de gestante e feminino ficam particularmente lindos quando há interação com cavalos.

Eucalipto

Se o ensaio começará cedo e o sol ainda estará forte, o bosque de eucaliptos é uma excelente pedida! Também fica muito bonita a luz da tarde filtrada pelos eucaliptos, até o pôr-do-sol. Quando fotografo nos eucaliptos de Holambra é como se os retratados estivessem em um conto de fadas. Na minha opinião, Holambra combina muito com esse cenário.

Feno

As, os matinhos! De acordo com o meu estilo de fotografia, o feno deve estar alto. Eu sempre pergunto como ele está para a agência de turismo antes de definir fazer fotos lá. Pois caso o feno tenha sido cortado ele é apenas uma grama baixinha e não terá o mesmo efeito mágico no contra luz. Dica de ouro!

Trigo

O campo de trigo é um destino dourado que povoa a imaginação de muitos fotógrafos por aí. Isso porque ele não é cultivado em muitos locais do Brasil. O campo de trigo de Holambra é um cenário especial para fotos no inverno, uma vez que é plantado de Agosto a Setembro.

No começo da safra, o campo de trigo é verde azulado (o tom mais lindo de verde, diga-se de passagem). E por fim, logo antes de ser colhido, fica seco e dourado. Mas esse período é bem curto! Então programe-se bem para pegar o campo de trigo na cor desejada.

Outros cenários rurais para fotos em Holambra:

Árvore solitária, fazendas e haras da região metropolitana de Campinas.

Locações Urbanas para tirar fotos em Holambra

A área urbana de Holambra também é muito procurada para fotos. As cores e texturas das fachadas típicas holandesas agregam muito valor à fotografia. Além disso, a cidade também tem muitos canteiros de flores, bancos, postes de luz charmosos, floreiras, dentre outros mobiliários urbanos interessantes.

Autorização para fotos em Holambra: área urbana

Na área urbana você NÃO precisa de autorização para fotos. Portanto, sinta-se livre para clicar suas fotos e para fazer ensaios fotográficos profissionais na cidade de Holambra. Nem mesmo o Parque van Gogh cobra taxa para ensaios de fotos, por se tratar de uma parque público.

Arquitetura da cidade

Holambra tem muitos cantinhos charmosos para passear e fotografar. Basta procurar com atenção e será recompensado!

Moinho Povos Unidos

Poucos sabem, mas você pode fazer ensaios no Moinho de Holambra. Não é necessário nada além do ingresso convencional da visita. Atente-se ao horário de visitação, apenas até às 17h. Do lado de fora, a fachada de casinhas recém inaugurada também é um ótimo cenário para fotos.

Parque van Gogh

O Parque van Gogh tem acesso gratuito. Os seus chalés agradam muito aos fotógrafos como cenário de fotos. Assim como os gramados para piquenique em frente ao lago. E agora, o parque conta com atrações como tirolesa e pedalinho.

Deck do Amor

Em frente ao lago Vitória Régia, fica o Deck do Amor. O deck de Holambra foi inspirado na Ponte dos Cadeados em Paris.

Outros cenários urbanos para fotos em Holambra:

Casinhas holandesas, Onze Tuin, Bouvard Holandês, Rua dos Guarda-Chuvas, Portal de Holambra e Praça da Cachoeira.

Perguntas frequentes sobre ensaio fotográfico em Holambra:

  • Os cenários para fotos em Holambra tem acessibilidade para deficientes? Alguns sim. Caso precise de acessibilidade escolha visitar o Bloemen Park ou Parque van Gogh, que tem caminhos pavimentados.
  • Posso fazer piquenique no ensaio de fotos em Holambra? Sim, em áreas gramadas e planas. Traga sua toalha e cesta e seja feliz!
  • Os cães e outros Pets são permitidos no ensaio? Sim! São muito bem-vindos!
  • Como é feito o deslocamento entre cenários? Normalmente, o fotógrafo leva o guia de turismo em seu carro. E o cliente vai seguindo, em seu próprio carro, até o destino.
  • O que eu preciso levar para o ensaio nos campos de flores? Eu indico levar uma garrafa d´água, protetor solar e repelente. Além disso, um par de sapatos extra, caso o ensaio ocorra em estufas. Uma vez que o chão das mesmas pode conter barro/lama.
  • O que vestir para fotos em Holambra? Roupas leves por conta do calor, neutras para contrastar com as flores, com bom caimento e um pouco mais arrumadas do que as roupas do dia-a-dia. Além disso, um ensaio fotográfico é para vida toda, portanto, quanto mais atemporal o look, melhor.

CLIQUE AQUI PARA VER MEU GUIA COMPLETO SOBRE ROUPAS PARA ENSAIO DE FAMÍLIA

Como escolher o fotógrafo ideal para fazer fotos em Holambra

Acima de tudo procure alguém experiente, que ofereça um trabalho de qualidade e tenha uma boa avaliação nas redes sociais e no Google. Além disso, um fotógrafo cujo estilo de tratamento de fotos te agrade. Uma vez que fotografia é um serviço artístico e seria um erro muito grande pedir para um artista imitar outro.

Você tanto pode trazer seu fotógrafo da sua cidade, assim como pode preferir contratar um fotógrafo local.

Caso escolha a segunda opção, procure no Google por “fotógrafo em Holambra”. Pois existem excelentes profissionais na cidade.

Eu sou de Holambra. E sou uma fotógrafa especializada em fotos naturais e iluminadas. Meu estilo é suave e remete à fotografia de filme médio formato analógica e Fine Art.

CLIQUE AQUI PARA PEDIR UM ORÇAMENTO DE ENSAIO EM HOLAMBRA, SEM COMPROMISSO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAROLINA PEDROSA FOTOGRAFIA

Fotógrafa de Ensaios e Editoriais baseada em Holambra - SP