O que fazer em Holambra em 2023?

Está vindo para Holambra? Quer saber quais são as melhores atrações da Cidade das Flores para curtir em um final de semana?

Nesse guia dou as melhores dicas para quem quer experimentar o que Holambra oferece de melhor. Acima de tudo, são boas indicações para pessoas exigentes, como eu e você, sobre o que fazer em Holambra.

Quem sou eu?

Olá, eu sou a Carol, já morei em uma micro cidade como também já morei em São Paulo, capital. No entanto, me casei com um holambrense, descendente de holandeses e foi em Holambra que criei raízes. Hoje, após 10 anos vivendo na cidade das flores, posso afirmar que algumas atrações são realmente imperdíveis. Portanto, são essas experiências típicas holandesas, e também únicas de Holambra, que irei contar pra vocês aqui! Como moradora já experimentei muitas vezes esses lugares e indico com propriedade.

Organizei esse post como um roteiro de viagem, com tópicos sobre o que fazer, onde fazer e assim sucessivamente. Frisando que não recebi nada para indicar esses estabelecimentos. Apenas o faço na certeza da qualidade dos seus serviços. Mas, é claro, cada estabelecimento é responsável por sua conduta e quaquer reclamação deve ser endereçada ao mesmo.

Como chegar em Holambra?

Holambra fica na Região Metropolitana de Campinas, a 140km de São Paulo. O acesso rodoviário se dá pela SP-340, que liga Mogi Mirim a Campinas. A rodovia que corta a cidade chama-se Prefeito Aziz Lian, e é passando por ela que você verá o Portal da cidade e o famoso Moinho de vento holandês.

Onde se hospedar em Holambra?

Hotel 1948

Desde que inaugurou, o Hotel 1948 chamou minha atenção pelo charme de sua arquitetura e localização privilegiada. Se eu pudesse indicar apenas um local para ficar em Holambra seria nele. E o motivo dessa escolha são suas acomodações com decoração contemporânea, belo jardim e uma área de refeições e café da manhã bem agradável. Um atrativo para os ciclistas e amantes de bicicletas é sua proximidade ao centro turístico em terreno plano. Há até mesmo um charmoso bicicletário na calçada em frente ao hotel.

Onde comer e O que comer em Holambra?

Restaurante Casa Bela

Primeiramente, se chegar com fome na cidade, indico o restaurante Casa Bela. Parada obrigatória para pelo menos uma refeição da viagem. O restaurante conta com uma área aconchegante que lembra um pub holandês, perfeito para tomar uma sopa de ervilhas pertinho da lareira. Além disso, tem um grande salão decorado com uma jabuticabeira. E mesas na área externa que ficam ao lado do calçadão mais famoso da cidade. O cardápio típico é delicioso e o atendimento é sempre muito bom.

Restaurante e Confeitaria Martin Holandesa

Além disso, bem do outro lado da rua, fica o restaurante e confeitaria Martin Holandesa. Também muito tradicional e que vem sempre se reinventando com o tempo. É uma ótima pedida para café da manhã, ao lado do lago de carpas. Nesse estabelecimento são produzidas muitas gostosuras típicas, como, por exemplo, bolachas amanteigadas e apimentadas, roscas recheadas de marzipã e panquecas holandesas absurdamente cobertas de queijo gouda gratinado _ chamadas pannekoek.

Confeitaria do Lago – Zout en Zout

A Confeitaria do Lago, ou Zoet en Zout (Doce e Salgado em holandês), é sem dúvidas, o melhor lugar pra um café da tarde. Que tal deitar numa esteira sobre o gramado em frente ao lago Vitória Régia? Esse cantinho muito querido de Holambra é o paraíso dos doces e tortas de maça. Por exemplo, peça um capuccino e experimente o mon chou, um tipo de cheesecake de framboesa. Também produzem bons sorvetes e biscoitos artesanais. E seu pet é muito bem vindo nos gramados dessa confeitaria!

Lago do Holandês

De frente para o Parque van Gogh, o restaurante Lago do Holandês serve frutos do mar. O destaque é o ambiente, muito bonito e o deck e jardim com vista para o lago. Além disso os drinks também são excelentes.

Sorveteria artesanal Op!

Você já deve ter ouvido falar sobre o famoso sorvete de rosas de Holambra não é mesmo? Pois fuja! 9 entre 10 pessoas que provaram não gostaram nem um pouco do sabor! Mas calma que eu tenho uma indicação deliciosa para quem ama sorvete: a Op! Sorvetes Artesanais. Na Op! todos os sorvetes (e até a casquinha) são feitos lá! Os sabores são feitos com ingredientes frescos, como o melk, de leite, e o de amendoim. Fica bem no centro e tem um ambiente muito agradável.

The Immigrant Gastro Café

Quer provar um delicioso Waffle de Nutella com Morango? Passe no The Immigrant Gastro Café e aproveite para saborear essa e outras delícias. O ambiente é super acolhedor e as homenagens aos imigrantes pioneiros da cidade deixou-o ainda mais especial! Ah, e lá você também pode calçar os tradicionais tamancos holandeses para fazer uma foto divertida em família, uma vez que eles tem pares de vários tamanhos.

Onde passear em Holambra?

Moinho Povos Unidos

Organize-se para visitar a cidade entre quarta-feira e domingo para poder subir no Moinho Povos Unidos. Pois, vir a Holambra e não conhecê-lo por dentro é uma pena. Essa é sem dúvidas, a melhor e mais autêntica atração turística da cidade, pois o moinho de Holambra foi desenhado a imagem e semelhança dos moinhos de vento holandeses. O arquiteto holandês Jan Heijdra (in memorian) foi quem o projetou. E em 2008, ano comemorativo dos 60 anos da imigração holandesa no Brasil, ele foi inaugurado. O Moinho de Holambra funciona de verdade e tem capacidade para moer grãos utilizando unicamente a força do vento.

Avenida Maurício de Nassau

Da mesma forma que acabei de indicar um passeio gastronômico mais tradicional pelo calçadão de Holambra, vulgo rua da Casa Bela, eu também tenho que indicar um passeio pela Avenida Maurício de Nassau, e suas experiências culinárias mais descontraídas.

Na Avenida arborizada, que começa no Moinho e termina na rua comercial da cidade, você vai encontrar os guarda-chuvas coloridos. E é lá que temos muitos quiosque com chopp e comidas do tipo fast food. É uma experiência parecida com a da Expoflora, ou seja, uma área ao ar livre com mesas, música, flores e comida e bebida de rua; e no mesmo local da famosa feira que acontece em Setembro. Porém, fique atento pois a prefeitura apenas impede a passagem de carros aos feriados e finais de semana.

Ao caminhar pela avenida, sentido centro, você vai encontrar o Deck do Amor e o lago e a praça Vitória Régia. Essa parte da cidade é um charme e agora conta com um novo deck em formato de U que é perfeito para para fotos ao pôr-do-sol com o reflexo do lago ao fundo.

Outra curiosidade para prestar atenção é na charrete do Guilherme. Esse famoso holambrense, sempre passeia com seu cavalo bretão branco! Um monumento equino chamada Braddock. Guilherme literalmente para o trânsito ao estacionar sua charrete e tomar um chopp no quiosque Van den Bier. Nessa hora aproveite para tirar fotos pois, tanto Guilherme quanto Braddock, são uma simpatia!

Museu de Holambra

Se você, assim como eu, gosta de visitar museus esse é o nosso lugar. Para quem gosta de história e deseja conhecer a fundo a imigração holandesa no Brasil, o Museu de Holambra é um prato cheio. Em um espaço agradável e de fácil acesso, grande parte da memória da construção da cidade e da vida de seus primeiros habitantes está muito bem documentada e exposta.

Bloemen Park

Caso você esteja se perguntando “Onde estão as flores da cidade das flores”? E foi exatamente para vê-las que você veio até aqui, então, já programe sua visita ao Bloemen Park. No parque das flores da cidade, que funciona todos os dias das 9h às 17h, você e sua família encontrarão muitas delas! São campos de rosas, girassóis e outros lindos jardins desenhados pelo paisagista Gustaaf Winters. O Bloemen Park está em constante expansão e é um local muito bem cuidado e com toda a estrutura necessária para um passeio em família, inclusive restaurante e música ao vivo. Programe sua visita para a hora do almoço e fique até o final da tarde para conferir a vista linda do pôr-do-sol nos mirantes do Bloemen Park.

Onze Tuin

Recém inaugurado, o Onze Tuin, que significa “Nosso Jardim” em holandês, é uma galeria comercial super charmosa. Lá você encontra restaurantes e cafés e lojas. E como o nome diz, o destaque desse lugar é o belo jardim com direito a ponte e lago. Além da arquitetura clássica holandesa das lojas que garante o chame europeu. Perfeito para fotos, certamente vale a visita!

O que fazer em Holambra com crianças?

Parque Cidade das Crianças

O Parque Cidade das Crianças é um destino imperdível com crianças em Holambra. É um parque público e fica muito bem localizado ao lado do Moinho Povos Unidos, contando com estacionamento no local, um lago, pista de skate e lanchonete da rede Casa Bela. Mas seus atrativos principais são os brinquedos super criativos para as crianças, como cabanas, rampas, túneis, animais e fonte de água para se refrescar dentre outros que parecem ter sido inspirados pelo Pinterest. O local estará aberto sempre às sextas, sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h, com entrada gratuita.

Parque van Gogh

Outro parque público de grande interesse é o Parque van Gogh, que fica a beira de um lago e tem os famosos chalés e quadros do famoso pintor holandês que dá nome ao local. Além de animais soltos, como coelhos e galinhas, que encantam as crianças o parque tem atividades como escalada, pedalinho, mini tirolesa e canoagem havaiana, pagas a parte.

Onde comprar e O que comprar em Holambra?

Casa Bela presentes

Ao lado do restaurante Casa Bela existe a melhor loja de souvenir: Casa Bela Presentes. No entanto, alguns produtos são típicos da Holanda e não da cidade de Holambra propriamente dita. Mas vale o garimpo!

A Orquídea

A loja A Orquídea une venda de plantas e flores, venda de móveis e objetos de decoração, assim como venda presentes. Ou seja, se você tiver pouco tempo para compras vá direto nela!

Ceaflor

Está de passagem pela cidade em dia de semana? Então confira o Mercado de Flores e Plantas e sua imensa movimentação nas manhãs de segunda e quarta-feira. Como um grande Ceasa de flores, o Ceaflor enche os olhos de quem consome e revende flores e objetos de decoração & paisagismo. É um local de negócios, mas com excelente infra-estrutura para um passeio.

Stroopwafels Oma Beppie

Stroppwafels são a compra obrigatória que indico a todos! Pode levar bastante, pois eles duram muito e são deliciosos e super típicos! Essa bolachona redonda e recheada de caramelo fica deliciosa quando servida com uma xícara de chá. Posicione a bolacha sobre a xícara por alguns segundos, que o vapor d´água irá derreter todo o recheio de caramelo. A Oma Beppie tem loja própria na galeria Onze Tuin, mas na realidade aqui em Holambra você irá encontrá-los em todos os lugares. Portanto, fique ligado!

Garden Center ou Pronta Flora

Em primeiro lugar faça todos os outros passeios. E por último passe na loja de flores, para levá-las frescas para casa! Aproveite para comprar flores de corte, que ficam armazenadas na câmara fria da loja. Você tem duas opções de boas lojas. O Garden Center fica na rodovia de acesso à cidade e tem plantas e mudas maiores. Já a Pronta Flora fica no centro da cidade e ganha pontos pela praticidade da localização.

Atrações, por época do ano

Verão

Natal de Holambra no recinto da Expoflora

Outono

Corrida do Rei / Gincana de Charretes

Inverno

Enflor e Garden Fair / Safra do Girassol / Safra do Trigo / Trekker Trek

Primavera

Expoflora: parada obrigatória no Museu, onde ao final da tarde tem música ao vivo, chopp e comidas típicas.

Fotografia em Holambra

Theos Turismo

Você é fotógrafo e quer conhecer os melhores cenários para fotos na cidade de Holambra? Antes de tudo, fale com o pessoal da Theos Turismo! Como são super solícitos, eles vão tirar todas as suas dúvidas e ajudar a elaborar o roteiro mais florido pelos parques, estufas e mirantes da cidade.

Você quer deixar sua viagem marcada com um ensaio de fotos? Que tal fotografias em meios às flores? Nesse caso, é claro, fale comigo 😉

Conclusão

Certamente são muitas as excelentes atrações que eu deixei de lado. Apenas indiquei o que considero essencial para um viajante com tempo curto conhecer em Holambra. Um final de semana, ou 3 a 4 dias no máximo, e é possível conhecer tudo que citei nesse post.

Agora, concluindo, o turismo em Holambra cresceu muito nos últimos anos. São muitas as novidades pro turismo na cidade em 2023. E cada vez mais Holambra caminha no sentido de turismo o ano inteiro. Não mais apenas no mês da feira das flores, a Expoflora. E para ser sincera, ultimamente a Expoflora mais decepciona do que encanta os visitantes. E o turismo o ano todo fortalece a cidade, seus prestadores de serviço e estabelecimentos turísticos. Portanto, deixe a “muvuca” de Setembro de lado e aproveite essas minhas dicas para conhecer a Holambra autêntica e bela pela qual me apaixonei!

Venha conhecê-la e se apaixonar também!

E volte sempre, claro!

Gostou? Então compartilhe esse post com quem vai gostar de saber dessas dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAROLINA PEDROSA FOTOGRAFIA

Fotógrafa de Ensaios e Editoriais baseada em Holambra - SP