Dança Folclórica Holandesa – Expoflora 2019

A estética da dança folclórica holandesa é belíssima. Confira esse exercício de fotografia, olhar e linguagem que realizei na Expoflora em Holambra – SP

UM POUCO DE HISTÓRIA

A cidade de Holambra é conhecida como “Holanda brasileira” 
Aqui, os imigrantes católicos holandeses tiveram apoio do governo para adquirir terras. E, assim, iniciarem uma nova vida longe das agruras do pós-Segunda Guerra Mundial na Europa. Junto com suas numerosas famílias criaram novas raízes em terras brasileiras.

Mesmo com toda a aculturação natural que aconteceu com os imigrantes em Holambra, algumas manifestações culturais, como a Dança folclórica holandesa guardam a essência desse povo estrangeiro. 

Em Holambra as culturas holandesa e brasileira se misturaram e a cidade é muito interessante. E eu diria até mesmo peculiar, exatamente por essa fusão inusitada. Um dia escrevo um post contando as curiosidades de Holambra, que não são poucas.

FOTOGRAFIAS

Como um exercício de fotografia, olhar e linguagem eu me propus a fotografar alguns grupos de jovens que mantém essa tradição viva na Expoflora.  Nessa série fiz o registro de três grupos dançando durante a Expoflora 2019. Esses são os  grupos Lotus Bloem (flor de Lotus) Bromelias e Water Bloem (flor de água).

O que sempre me chamou a atenção é a belíssima estética dessa dança. As cores e estampas dos trajes, o brilho vermelho dos tamancos, os cabelos femininos presos em tranças, a elegância do traje masculino, dentre outros detalhes singulares. Confira todos eles nas imagens abaixo!

dança folclórica holandesa
dança folclórica holandesa
dança folclórica holandesa
dança folclórica holandesa
dança folclórica holandesa
dança folclórica holandesa
dança folclórica holandesa
dança folclórica holandesa
dança folclórica holandesa
dança folclórica holandesa
dança folclórica holandesa

Movimento, cores, texturas e sorrisos que ficam na memória de quem já teve o privilégio de ver ao vivo a dança típica holandesa. É seguramente uma das atrações imperdíveis da Expoflora! Outra atração que não pode faltar é uma visita ao café do Museu, seja para tomar um chopp ou comer oliebollen. É no museu que você encontra os descendentes e suas famílias confraternizando mais um ano com música e alegria. Mas isso já é assunto para outro post sobre os costumes e curiosidades de Holambra.

PARA SABER MAIS

Caso queira conhecer mais a respeito da dança folclórica holandesa em Holambra recomendo entrar em contato com o Instituto Dança Viva. Eles estão localizados no Espaço Cultural Terra Viva e ministram aulas desse e de outros tipos de danças circulares.

  1. Lucas Bernardo diz:

    oii, queria tirar uma duvida, os holandeses tem preconceito com dança? o que eles acham das danças, eles gostam? como a dança é vista nesse pais? ela faz parte da cultura local?
    queria saber para um trabalho, e não acho sites que deixa o assunto especifico.

    • Carolina diz:

      Olá Lucas, que perguntas interessantes! Já te enviei um e-mail com o contato de uma pessoas que certamente saberá respondê-las e poderá te ajudar com o trabalho.
      Atenciosamente,
      Carol

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAROLINA PEDROSA FOTOGRAFIA

Fotógrafa de Ensaios e Editoriais baseada em Holambra - SP